domingo, 17 de janeiro de 2010

Barata



Confesso que sou serial killer de baratas.Se estou em um ambiente fechado e uma delas fica no limite do meu campo visual,quase sempre dou fim nela.

Em cachorros costumo fazer carinho, tenho leve simpatia pela maioria deles.

Porque afinal sou tão distinto?

Barata não é animal mas inseto e cachorro é um animal, mamífero .Mas só isso é responsável por tal distinção?E joaninha ,seria inseto?Pessoas costumam condenar quem mata joaninha já a barata...

Barata é um inseto nojento que atrai doenças.Diversos animais atraem doenças na realidade ,gatos podem provocar asma ,cachorros podem transmitir raiva.E os cachorros com a mesma língua que nos lambe,lambe cada coisa...

De certa forma, deixemos a hipocrisia de lado.A barata tem uma aparência repugnante, aquelas anteninhas,aquela gosma de quando é esmagada e de certa forma matamos sem dor na consciência ,não ouvimos lamentos por parte dela.

O cão dependendo ate mesmo do tom que nos dirigimos a ele, ele já faz cara triste.O mesmo costuma ter granidos de lamento e dor.(se as baratas grunissem.)

“Ele não tem coragem de matar uma formiga”, usamos esta frase para mostrar bondade de uma pessoa ou tranqüilidade.Mas tal frase seria bem mais expressiva se referisse a barata.Pois afinal, dificilmente iremos ver uma formiga do outro lado da sala e iremos pegar um chinelo ou clamar socorro ou nos retirar do recinto por ela.O cara para sair do que esta fazendo para matar a formiga tem que ser muito psicopata isso sim...(sim, formigas comem barata e nem por isso costumamos ter muito nojo delas.)

Falta para as baratas caras de cachorro sem dono.O cão, podemos interpretar o seu abano de rabo, como sinal de alegria;as orelhinhas murchas como sinal de tristeza..

E falta principalmente para a barata, um pouco menos de ousadia e maior submissão aos homens.A barata não conseguimos colocar coleira, não podemos arrancar seu rabo, cortar suas orelhas ou castra-las.Nem ao menos restringir sua liberdade de locomoção!Com as suas ousadias passam por nossas comidas, talheres e ate se batem de frente conosco!Vai pra fora,mesmo ríspido, não costuma funcionar com elas.

Liberdade ou morte, costuma ser o estilo destes insetos.Em guerras e possíveis catástrofes nucleares este bichinho feio seria um dos poucos a sobreviverem, a sua fragilidade a sandálias é recompensada por precisar de pouco para viver.Mas também nada mais justo serem adaptáveis a sobreviver em um mundo onde um dos seus opressores não estejam mais presentes(pena que o cão não teria a mesma sorte.)

Um comentário:

Gabriele Lopes disse...

Ítalo, deu surto de Clarice Lispector? Divagando sobre a barata. :) Barata tem q morrer mesmo!