quinta-feira, 10 de abril de 2008

Quem sou eu?

Quem nunca se deparou com a situação de ter que responder esta pergunta?Em sites de relacionamento,em situações cotidianas e ate mesmo neste blog esta la a pergunta enigmatíca.Quem sou eu ...
Não irei responder esta pergunta neste texto,estou aqui para levantar reflexões sobre esta indagação.Eu ja vi diversas respostas para esta pergunta e irei comentar um pouco sobre alguns tipos de respostas.

Pessoas que vivem mudando a resposta do "Quem sou eu..."
Como muitos ja falaram o tempo nos muda e neste caso podemos mudar a definição de" quem sou eu" esporadicamente.Tudo bem mas nestes casos tambem temos que ver quando definimos uma pessoa por determinada ação ou comportamento temos que ter noção que o tempo tambem pode mudá-las,pessoas irresponsaveis podem se tornar responsaveis,pessoas más podem se tornar boas e vice versa ,não digo que esta transformaçao é uma regra imutavel mas tambem não posso falar que ela pode ocorrer.

Definir é limitar-se!

Esta frase quando falamos para nos definirmos soa muito poético!Mas ao mesmo tempo esta frase é cruel quando aplicamos ao outro.Muitas vezes vemos um defeito no outro e o limitamos a nos referirmos a ele através desta definição o impossibilitando dele nos mostrar suas qualidades,virtudes,alem que este ato pode ser cruel ao ponto de ate mesmo minarmos tais atributos dele.

Eu não sei me definir!

Realmente é dificil falar quem sou eu,pois penso que sou um ser complexo com diversas visoes e sentimentos como descrever isso em uma definição?Muitos podem ter esta indagação e ter esta dificuldade o que não chega a ser um erro mas o que não entendo muito é porque muitas vezes não temos esta mesmo reflexao crítica para definirmos o outro?Será que o outro também não é um ser complexo?Porque muitas vezes o julgamos e o definimos tão apressadamente.Não conseguimos nos definir e olha que conosco temos convivência ha muitos anos(hehe) .Neste caso com que moral podemos querer definir o outro?E porque o fazemos?)

Enfim:

Podemos ser sabios,poéticos e indecisos nas nossas definições mas o mais importante é que não sejamos arrogantes,delimitadores e juízes ao definirmos(mesmo que insconscientemente) o outro.

Ps:Alguem arrisca a responder, Quem sou eu?

2 comentários:

Tânia Cristina disse...

Ops!
Proposta tentadora.
Acontece que também vivo com questionamentos sobre esse tipo de definição.
Sempre modifico (modificava)a resposta por achar que ficava tosca ou sem sentido ou boba...

Acho que não gosto da pergunta. (Só por não saber responder).

Alex Canuto de Melo disse...

Gostei muito do texto. É instigante. Trás consigo uma reflexão muito boa. Essa coisa imoral de querer definir o outro de maneira leviana. Vou procurar refletir mais sobre essa questão e instigar outras pessoas a minha volta a refletir sobre isso. É uma forma inteligente de contornar o preconceito. Parabéns, ítalo.